SUPER CRÍTICA – Jornalismo Tendencioso?

Sem duvida a TV ainda é considerado o meio de comunicação mais abrangente mundo afora e como consequência o que mais consegue influenciar quem a assiste. As emissoras, é claro sabem muito bem disso e de tempos em tempos  tentam usar de seu sinal que trafega livremente de norte a sul para influenciar o telespectador e fazer com que este tenha a opinião que ela deseja sobre  determinado assunto. Será que realmente isso acontece? É o que veremos nessa última edição da temporada do SUPER CRÍTICA.

 >>> Jornalismo Tendencioso

Bem que dizem que “Quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra”… “A informação é a maior arma e mais poderosa que existe”. Bem dizia o jornalista Roberto Cabrini em uma entrevista.

Essa informação talvez seria utilizada em mérito próprio, recentemente uma briga entre a Globo e a Record e Record e o mundo.

Curiosamente até então o SBT e outras emissoras não se intrometem nessa guerra informativa, até fazem reportagens investigativas mas de um jeito diferente.

#FATO: A Globo é sem duvida a emissora mais questionada sobre seu passado “obscuro” que consiste em diversas acusações entre manipulação de idéias, apoio á grupos políticos entre outras. Na qual tais afirmações foram feitas pela sua concorrente a Record.

Tais acusações de corrupção dentro da Rede Globo geraram revolta em um certo público que geraram um dia de protesto contra o monopólio global, o conhecido “Dia sem globo” organizado anualmente através da Internet.

#FATO: Em contra-ataque á essas acusações a Globo resolveu atacar a vida de Edir Macedo, dono da Record. Uma série de acusações sobre a igreja e sobre a vida do bispo.

JORNALISMO QUESTIONÁVEL

A principal ferramenta de informação da Record que usa como carro chefe para promover a programação da emissora e essas denúncias é o jornalístico “Domingo Espetacular”.

Record não consegue direitos do futebol e pouco depois começam acusações á Ricardo Teixeira e á Rede Globo. Record não consegue direitos do UFC pouco depois ataca em reportagem e afirma que seria digamos um “esporte assassino”, com depoimentos e relatos de ex lutadores de MMA que foram praticamente mutilados em combate. Coincidência? 

Recentemente aconteceu o ataque ao pastor Valdemiro Santiago, Contando sobre lavagem de dinheiro e relacionando a igreja Mundial como uma suposta fraude.

CONCLUSÃO: Eis a prova da grande arma que é o jornalismo. Tais afirmações do lado A ou lado B, podem até serem verídicas. Mas será que se a Record conseguisse os direitos do futebol ou até do UFC ela iria atacá-los quando obtivessem essas informações polêmicas? Esperamos que sim.

Victor Hugo e Henrique Oliveira
CLUB TV

Anúncios

Um comentário em “SUPER CRÍTICA – Jornalismo Tendencioso?

  1. Aprendemos na faculdade que não devemos expressar nossa opinião diretamente em reportagens, matérias, para não influenciar o leitor. O que está correto!

    Porém como vivemo o capitalismo diários, as vezes somos obrigados a escrever de acordo com a empresa que trabalhamos quer que seja. Em muita das vezes os jornalistas não são livres, pois cada empresa, jornal que seja acaba influenciando no final.

    Abraços
    Tatyane Malta
    http://www.tatyanemalta.com
    http://www.facebook.com/blogtatyanemalta

Obrigado pelo comentário! Volte sempre! =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s