Conexão Hollywood Especial: 35 anos de Star Wars

A Terra parou nesta semana com uma das datas mais Importantes que o cinema já teve, o twitter também, bombou com vários TT’s em homenagem aos 35 anos do surgimento de Star Wars. Foi em 1977 que o brilhante mente de George Lucas se transbordou com um filme que revolucionou o século. R2-D2, o simpático robô, Yoda o sábio mestre Jedi, Anakin Skywalker o jovem garoto que mais tarde se tornou o vilão mais perverso de todos, Darth Vader, C-3PO entre outros personagens marcaram a hexalogia. Nesta edição do Conexão Hollywood vamos relembrar todos os episódios da saga, relembrar os detalhes dos episódios e também alguns dos consagrados personagens.

O Filme

Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)

Seguindo a ordem cronológica foi o começo (porém foi o 4º filme rodado), Tudo começa quando a maligna Federação Comercial, aliada ao Lorde Sith Darth Sidious, bloqueia as remessas para o planeta Naboo e, para que não haja conflitos violentos ou até uma Guerra, O Supremo Chanceler envia dois cavaleiros Jedi, Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi. Eles vão numa “missão de paz” para apenas negociar mais a Federação invade o planeta Naboo e os cavaleiros sdão obrigado á pousar lá onde resgatam a Rainha Amidala e vão para a capital da república Galáctica. Ai vem a parte mais boa do filme, em minha opinião, Qui-Gon encontra um escravo com uma força relamente poderosa, o jovem garoto Anakin Skywalker. Este 1º episódio da saga é um dos mais emocionates, também um com as cenas de ação mais conhecida do cinema, mesmo sendo muito criticado. O Filme reestreou no cinema neste ano em 3D, e, se tornou a 9ª Maior bilheteria do Cinema, 1.013.407.074 Bilhões de Dólares.

Episódio II: Ataque dos Clones (2002)

10 anos se passam e a República está vivendo uma crise decadente terrível, Anakin e Wan tomam uma decisão e embarcam numa missão de extrema resposabilidade pois, a antiga Rainha Amidala, agora senadora, está sendo perseguida por um misterioso inimigo que pretende matá-la e logo Wan começa investigar.Os serventes de Darth Sidious atacam e logo depois Anakin Skywalker junto á Padmé vai até a morada de sua mãe onde ela acaba morrendo. Episódio II: Ataque dos Clones é um dos filme da saga onde vários novos personagens aparecem e, onde também, vário se despedem. George Lucas junto á Lucasfilm confirmaram que o Episódio II chega nos cinema em 3D no ano que vem, 2013.

Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)

Acontece 2 anos após o episódio II, Anakin e Amidala estão vivendo a vida de recém-casados, mas, a República já não é a mesma, está em Guerra com a confederação do Darth Sidious que se prepara para contralar toda a Galáxia. Aqui começa o ponto crítica da saga, Anakin Skywalker se une ao famoso “Lado sombrio da força” o instrumento dos Lordes de Sith (aí está a origem do nome desse 3º episódio) e seu amigo, Obi-Wan Kenobi, não vê outra alternativa a tomar de que proteger Amidala e seus filhos. Para salvar Amidala que pode morrer durante o parto, Anakin decide salvá-la e acaba virando o Darth Vader. A Guerra começou, milhares de soldados pertencentes de Jedi são praticamente exterminados da galáxia, e apenas Obi-Wan Kenobi e Yoda sobrevivem. Segundo a crítica, o episódio III é o melhor filme da saga depois de Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980). A Reestréia em 3D está marcada para o ano de 2014.

Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

O Filme se inicia numa tensão, Darth Vader caça a Princesa Leia Organa, ela resistiu ao Império e ainda roubou o projeto secreto do própio e, para não perder ele, coloca-o na memória de R2-D2. Por ser o primeiro filme a ser criado (contrariando essa ordem e seguindo a cronológica, seria o anti-penúltimo) George Lucas teve um capricho assim, tão cuidadoso que, a gente vê que mesmo o filme sendo antigo, tem efeito tanto sonoros como visuais melhores que dezenas de filmes da nossa década. Nesse filme podemos relembrar os antigos interpretadores de certos personagens como o Darth Vader foi interpretado no episódio I por Jake Lloyd, no episódio II e III por Hayden Christensen e nos episódios IV, V e VI por David Prowse. Este quarto episódio levou 7 estatuetas do Oscar paa casa, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e foi dado um prêmio especial a Ben Burtt pelo trabalho feito junto aos efeitos sonoros do Filme.

Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

O Penúltimo episódio acontece 3 anos após a destruição da Estrela da Morte, sem mais delongas o filme continua com a fuga interminável da Aliança rebelde (liderada por Luke Skywalker o filho de darth vader, a Princesa Leia sua irmã e o mercenário Han Solo) de todas as Ameaças Imperiais. A Aliança vive escondida no Planeta gelado Hoth mas, foram descobertos novamente pelo exército imperial e são atacadas pelos AT-AT mas conseguem fugir. Darth Vader pode ter vivido neste episódio sua maior tensão ja vista, sua obcessão em achar os rebeldes é inestimável. Luke e R2-D2 estão de seguir as orientações do espírito de Obin-Wan e vão ao Planeta Dagobah e os outros (Han Solo, Leia, C-3PO, e o Chewbacca) estão sendo atacados pelas naves Imperiais deixando o Millenium Falcon (naves estelar usadas pelos rebeldes) incapacitado de chegar ao hiperespaço, mesmo assim conseguem também fugir mas, acabam parando no meio de uma chuva de meteoros e rapidamente vão atraz de um amigo de Han Solo, Lando Calrissian, que pode sim, concertar o Millenium Falcon. Para infelicidade deles quem estava lá era Darth Vader que captura Han Solo e congela-o em carbonita. Luke para seu treinamento com o mestre Yoda para salvar seus amigos. O Episódio V deve reestreiar em 3D em 2016, segundo George Lucas.

Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)

Neste último e decisivo episódio irão de acontecer diversas coisas mas, tudo começa com o Imperador que está supervisionando a construção de uma Nova Estrela da Morte. Longe de lá, Luke Skywalker cnsegue salvar Han Solo e a Princesa Leia das Mãos de Jabba, um dos piores bandidos de toda a Galáxia(Detalhe: Jabba tentou fazer da Princesa sua Escrava Sexual). Luke ao ver que os cavaleiros Jedi estão voltando institui a ser um mas, para conseguir isto precisar exterminar Darth Vader (Durante o decorrer do filme “tenta” conduzir Luke para o “Lado sombrio da força”) mas em certo ponto do Filme, durante a batlha entre ambos acontece uma bombástica revelão: Luke Skywalker é filho de Darth Vader, sua mãe morreu no parto (durante o episódio I, II e III Darth realmente CHAMOU-SE Anakin Skywalker). O Último episódio teve a bilheteria mais baixa da saga, cerca de 475.106.177 Milhões de Dólares (entrando meio apertado na lista das 100 maiores bilheterias de todos os tempos). O Filme seguindo a cota dos episódios anteriores será relançado em 3D, em meados de 2017.

 

Os Personagens

O Que seria de um filme sem personagens não ? agora para encerrar o conexão Hollywood deste domingo (06/05) vamos lembrar dos principais e até dos menos conhecidos, as mocinhas, os guerreiros de Jedi e os vilões.

 

 

 

 

 

 

Thiago Oliveira – Crítico de Cinema.

@ThiiihOliveira

Obrigado pelo comentário! Volte sempre! =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s