Conexão Hollywood: O Melhor de A Era do Gelo

O que seria nosso cinema sem elas ? muitos tem aquele pensamento sombrio e imaturo e diz que as Animações são apenas para crianças mas, não é sempre assim. Ao passar dos anos as animações vem tendo um destaque a mais do que os outros filmes em geral, elas como ja diz, ANIMA as pessoas, mostra que é possível usar de coisas normais e transformá-las em algo vivente, com vida.

O Impulso dos investimentos nessa nova categoria (já exisitia mas era conhecida apenas como Desenho animado) veio do final dos anos 90 pro início dos anos 2000, várias empresas foram criadas como a tal Disney que já produzia outros tipos de filmes e começou a produzir animações mas não foi a única, Steven Spilberg junto á outros criou a DreamWorks de Shrek, Gato de Botas, etc. Nesta 13ª edição do Conexão Hollywood vamos relembrar uma das nossas maiores animações já feitas, A Era do Gelo !

Nada melhor como começar com aventura abaixo de zero, A Era do Gelo pode ter um pouco do tabu americano mas, tem o toque Brasileiro que chama Carlos Saldanha, dirigiu os 3 primeiros filmes. Manny o mamute, Sid a preguiça, Diego o tigre-dentes-de-sabre e o Esquilo Scrat são os personagens principais dessa franquia que, a cada sequência feita vem conquistando o público do Mundo todo. O primeiro filme se concentra em diversas aventuras e enrrascadas que a “turma” se envolve, tudo para levar o bebê sã e salvo para a tribo dele, esse foi o único filme da franquia em que o Tigre Diego foi vilão mas no final acaba se rendendo e virando mais um integrante da turma aventureira de Sid.

O Filme A Era do Gelo foi Indicado ao Oscar de melhor Animação porém não ganhou mas para não sair de mãos abanando (seria impossível um filme dessa classe sair sem nenhum prêmio) venceu 3 outros prêmios: BMI Film Music Award, Bogey Award in Platin e KCFCC Award. O Sucesso diante da bilheteria não foi tão robusto assim, levou para casa apenas 383.257.136 Milhões de dólares.

A Sequência veio apenas 4 anos depois, A Era do Gelo 2 continuou apenas com a Direção de Carlos Saldanha, o roteiro ficou por conta de Peter Gaulke & Gerry Swallow. O Segundo filme se aprofundou num tema que está sendo muito discutido nos dias de hoje, O Derretimento das Geleiras (na nossa realidade claro, na época sugerida do filme não aconteceu isso).

Nesse filme o humor de Scrat vem com potência total e falando dos personagens, eis que no filme dizia-se Manny era o último Mamute mas, para nossa Alegria eis que veio a Mamute Ellie e, para nossa agonia ela achava que era um Gambá como os seus “irmãos provisórios”, Crash e Eddie. Cenas super interativas aparecem, como a de Scrat (como eu disse, ele teve um brilho á mais nessa versão que nas outras) tem sua Noz roubada por piranhas, ele tem um verdadeiro ataque de fúria e acaba com todas num piscar de olhos. O Sucesso que os pordutores do filme avistavam desde a época do primeiro filme chegou, A Era do Gelo 2 teve uma Bilheteria total de 651.899.282 Milhões de Dólares, quase o dobro da anterior.

Em um mundo totalmente diferente, A Era do Gelo 3 vem com aparições de Dinossauros e uma surpresinha para Scrat que se chama Scratita, uma esquila que acendiou o coração do próprio mas que além disso formou um Triângulo Amoroso: Scrat, a Noz e a Scratita. O Terceiro filme da franquia acontece algum tempo depois, Ellie está grávida e á não muito tempo de dar a Luz e, enquanto isso algumas desavenças ão de acontecer pois, o filhote que há de vir por ai pode atrapalhar tanto a Amizade e a sede de Aventura do Sexteto (Crash, Eddie, Ellie, Manny, Sid e Diego).

Sid resolve pegar seu próprio caminho quando encontra 3 ovos que, mais tarde chocam e dentro deles saiem 3 filhotes de Dinossauro. Ai sim, começou a verdadeira aventura: Sid é sequestrado pela mamãe Dinossauro e os outros vão em busca dele e enquanto isso, não muito longe de lá Scrat e Scratita estão disputando a Noz. O Sucesso nas Bilheterias superou as espectativas, recentemente segundo dados é a 24ª Maior Bilheteria de todos os tempos com 886.686.817 Milhões de Dólares em todo Mundo.

Eu considero ese terceiro filme o melhor em vários quesitos como o próprio tema e, falando nele podemos observar claramente que á cada versão novos temas vão surgindo, no primeiro filme foi a clássica aventura no gelo, o segundo foi o derretimento da geleira (provavelmente para atingir o público sobre a nossa situação vivida dentro do aquecimento global) e no terceiro foi sobre a era dos Dinossauros mas não termina por aí, o 4º filme está á caminho, chega aos Cinemas Brasileiros ainda neste mês, dia 29, o tema do filme será a Deriva continental.

Não poderei abrir muitos detalhes sobre A Era do Gelo 4, me basiei em comerciais, flash backs e o próprio trailer Oficial lançado recentemente. O Filme se centra na deriva continental como já disse, e adivinhem quem provoucou isto ? nada mais e nada menos que ele, Scrat ! O Mundo de A Era do Gelo não é o mesmo, Manny e companhia toda a turma usaram como embarcações apenas simples Icebergs.

O Vilões da vez serão Piratas, Sid reencontra sua avó e juntos lutam para salvar tudo e todos das garras destes terríveis “Piratas do gelo”. O Filme ainda não tem duração definida, creio eu que seja de aproximadante 97 ou 98 Minutos e parece que foi aproveitado alguns detalhes do anterior como os “encontros românticos”, pelo que ví nos cartazes uma nova Paixão rodeará o Tigre Diego, essa paixão se chama Shira, uma tigresa que dispença elogios. Estou apostando muito nesse Filme, na parte de Bilheteria acho que pode chegar na marca de 900 Milhões ou, apenas superar por apenas alguns “trocados” a marca de A Era do Gelo 3.

Thiago Oliveira – Crítico de Cinema / @ThiiihOliveira.

Obrigado pelo comentário! Volte sempre! =)