Na primeira edição da volta do nosso Club Dramaturgia vamos falar um pouco mais sobre o sucesso “Renascer”. Sendo uma das novelas mais marcantes da década, contou com grande nomes da Globo em seu elenco principal.
Antônio Fagundes viveu o protagonista do folhetim, na pele de José Inocêncio já na sua idade adulta, quem deu vida ao personagem em sua adolescência foi o ator Leonardo Vieira, que como nós sabemos hoje se encontra na Record.
Outro destaque desta noite é Leila Lopes, que foi encontrada morta em sua residência em dezembro de 2009. Em “Renascer”, Leila deu vida à professora Lu, personagem que por sinal revelou a atriz gáucha e também foi um dos que lhe deu maior destaque.
Como vilão da novela, o ator Herson Capri interpretou o fazendeiro Teodoro.
Considerado um dos personagens de maior destaque de “Renascer” está Tião Galinha, interpretado por Osmar Prado, que era apenas um catador de caranguejos.
Outro tema bem ousado da novela foi à respeito de Buba, interpratada por Maria Mendonça, que era transsexual.
Depois do fim da trama alguns atores foram para o SBT fazer “Éramos Seis”: Osmar Prado, Marco Ricca, Leonardo Brício, Tarcísio Filho e Luciana Braga.
Como já citado no começo da nossa matéria, o folhetim foi um grande sucesso também no quesito audiência. Em sua última semana, a novela bateu recorde em seus índices, de 08 à 11 de novembro de 1993 a audiência da média semanal marcou 81 pontos, fechando numa média geral de 60 e sendo considerada um fenômeno e uma revolução na dramaturgia da Globo. “Renascer”, em nenhuma de suas médias semanais fechou à baixo dos 40, tendo como menor audiência índices de 42 pontos.
Antes de ser definido qual seria o real título do folhetim de Ruy Barbosa, foi cogitado também “Bumba Meu Boi” e “Jequitibá Rei”. A novela também não passou despercebida em outras áreas e recebeu vários prêmios, veja alguns:
- Troféu APCA (1993) Melhor Novela
- Melhor Ator – Antônio Fagundes
- Melhor Ator Coadjuvante – Osmar Prado
- Melhor Atriz Coadjuvante – Regina Dourado
- Revelação Masculina – Jackson Antunes
- Troféu Imprensa (1993) Melhor Novela
- Melhor Ator – Antônio Fagundes
- Revelação do Ano – Jackson Antunes
Até mesmo sua abertura foi uma inovação, com novos efeito visuais que só foram possíveis devido à tecnologia. Confira:
Bom, ao meu ver “Renascer” foi bem elaborada por Benedito Ruy Barbosa e conduzida por seus diretores durante os 213 capítulos exibidos na telinha da Globo. Como sempre, o autor deu um verdadeiro show e alavancou completamente a audiência do horário. Club Dramaturgia terminado, espero que tenham gostado e até a próxima!
Gabriel Sabino
Uma das mehores novelas de todos os tempos.Há pormenores que considero que foram deixados de lado como as origens do coronel José Inocêncio.O ínicio da novela não especificou de onde ele veio,se tinha irmãos,pais e sendo ele tão jovem como adquiriu conhecimentos sobre cacau tão rápido?