Em entrevista ao jornal Extra, Gal Costa revelou que quase foi a protagonista da versão de 1975 de ‘Gabriela’.’Na época em que a Globo fez a primeira versão de Gabriela, Daniel Filho convidou-me para fazer o papel de Gabriela como atriz. Fiquei com medo porque sempre me achei mais cantora do que atriz. Poderia ter aceito, eu era a encarnação da Gabriela. Sonia Braga fez o papel com uma beleza e verdade incríveis. Eu cantei a música do mestre Caymmi e minha voz ficou sendo dela’, disse ela.
Ela foi a única cantora a gravar os temas do folhetim.Gravou o da primeira versão a gora o da segunda, que tem Juliana Paes no papel principal.
A cantora declarou que seria impossível outra pessoa cantar a música:’Não é questão de ciúme. Jorge Amado disse para mim que os personagens dele poderiam ter muitas almas, mas a voz sempre seria a minha. Acho que todos sentem dessa maneira. Eu sou a voz de todos os personagens de Jorge Amado’.
Gal garante que não enjoou de cantar “Modinha Para Gabriela”. “Jamais tive esse sentimento. Até hoje amo essa música”, disse.
Leonardo Gabriel