Preconceito. Qual minoria nunca foi vítima? E quem é capaz de dizer que nunca agiu de forma preconceituosa? Preconceito social, preconceito de raça, preconceito de estética. Que é errado todo mundo sabe. Mas quem realmente é capaz de garantir que sempre respeitou todas as regras do politicamente correto? Neste domingo (30), no Repórter Record, Marcelo Rezende investiga as manifestações de preconceito na nossa sociedade.
Acompanhamos o caso da menina que admitiu na escola que era portadora de HIV, o vírus da AIDS. Sabe o que aconteceu a partir dessa declaração? A garota foi isolada pelos coleguinhas. A partir do momento em que admitiu o problema de saúde, passou a ser discriminada por todos. A mãe chegou a exigir providências da escola. Mas por que isso ainda acontece? Onde a educação dessas crianças falhou? Que providências a direção da escola deveria adotar?
E como é ter 180 quilos de peso? Acompanhamos a rotina diária de um homem que enfrenta a obesidade desde o momento em que abre os olhos. Quais desafios ele encara todos os dias? Quais as dificuldades? E, principalmente, como é visto pelas outras pessoas? Em situações comuns, como por exemplo, numa corrida de mototáxi, ele é tratado naturalmente? Ou é recebido com receio e indiferença?
E ainda: o morador de rua que tenta comprar ração para cães em um pet shop: será que ele é bem atendido? Meninas distribuindo abraços na rua: só que uma delas tem queimaduras visíveis pelo corpo – será que ela é evitada? E muitas outras situações de preconceito que vão fazer você refletir a respeito do seu próprio comportamento social. É neste domingo, no Repórter Record, logo depois do Domingo Espetacular.
DIVULGAÇÃO: RECORD
O Repórter Record sempre nos brinda com excelentes reportagens no fim da noite de domingo !