Traição e decepção marcam reta final de Avenida Brasil

Escritor e psicólogo Alexandre Bez faz análise das emoções vividas pelos personagens da trama

Na reta final da novela Avenida Brasil, Tufão (Murilo Benício) finalmente descobre quem é, ou melhor, quem foi a sua ex-mulher Carminha (Adriana Esteves). A personagem enganou o marido durante toda a trama e decepcionou não só a ele, como toda a família. Segundo o escritor e psicólogo Alexandre Bez, especialista em relacionamentos pela Universidade de Miami, os motivos pelos quais levam as pessoas a cometerem a traição, são muitos, mas podemos destacar alguns como: a falta de sentimento, a negligência relacional pela constituição do caráter e a ganância econômica, ou seja, a pessoa adquiriu o matrimônio somente com esse propósito.

A primeira reação de quem é traído é a negação, que recusa-se veementemente a acreditar no fato. A segunda é o espanto, o indivíduo fica em estado de “admiração”, evidentemente que no sentido negativo. A terceira reação é a de decepção, a pessoa consegue processar a informação da traição, sendo verdadeira.

Nessa etapa dolorosa de um relacionamento muitas coisas surgem na mente daquele que é enganado. Dúvidas, perguntas, considerações pessoais, lembranças de momentos vivenciados, planos futuros, desejos permanecidos no passado, e outros, farão parte de um pacote que invadirá a mente do traído. Este misto de sentimentos se reuniram com uma única finalidade: proporcionar (ou ao menos, tentar) um possível entendimento sobre a indesejável situação ocorrida. A questão é que a resposta pode vir ou não, então o que fazer com a decepção? Confira as dicas do especialista:

  • Não se deixe abater pela confusão mental. Isso faz com que o indivíduo se aprofunde em pensamentos negativos, especialmente pela possível imaginação, de que tudo aquilo que viveu era uma mentira.
  • Mantenha a organização pessoal, com as ideias equilibradas, fica mais tranquilo a tarefa de habitar no meio.
  • Se reestruture emocionalmente, para isso as duas etapas anteriores tem que estar concluídas.
  • Não se culpe por ter sido ingênuo, os traidores agem em sua grande maioria com tamanha perfeição.
  • Entenda que você estava “cego”, mas agora que possui o conhecimento da verdade, use-o de forma conveniente, ou seja, se afastando da pessoa que o traiu, e não se sentindo perdido com isso.
  • Tenha a compreensão de que as pessoas se apaixonam, e às vezes optam pelas escolhas que se mostram erradas, mas isso não é uma vergonha e não pode acabar com a autoestima do apaixonado e traído(a).
  • Não estacione na traição, vá à luta e entre num novo relacionamento. Mas antes disso, esteja totalmente composto e refeito.
  • Preste atenção nas atitudes e não só nas palavras do novo(a) companheiro.
  • Finalmente, não procure alguém parecida com a(o) ex.

Em Avenida Brasil, vemos que Carminha traia Tufão, com propósitos pré-estabelecidos, sem arrependimentos e com uma enorme dissimulação teatral. Já Muricy (Eliane Giardini), que se envolveu de novo com o ex marido Leleco (Marcus Caruso), não tinha os mesmos intuitos de Carminha, preocupando-se com o atual namorado Adauto (Juliano Cazarré), para este não sofrer. Embora os motivos de ambas sejam diferentes, os sofrimentos provocados no outro são os mesmos.

Obrigado pelo comentário! Volte sempre! =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s