CLUB DRAMATURGIA #01: Nanda Costa e Salve Jorge (Parte B)

O

Não é por acaso que Glória Perez é considerada uma das melhores novelistas atualmente (incluindo os do sexo masculino), ela já assinou sucessos como Explode Coração, O Clone, América e Caminho das Índias. Entretanto, o seu atual folhetim não está agradando muito o público. Talvez por não seguir uma linha nem de perto parecida com as das suas antecessoras – “Avenida Brasil” e “Fina Estampa” -, mas a crítica está caindo em cima mesmo é na Nanda Costa.

Este é o quarto folhetim da bela e ela já está interpretando uma protagonista de horário de nobre, mas deve-se levar em conta outros trabalhos que ela fez, como o filme “Sonhos Roubados”, da Sandra Werneck. Nanda mostrou o seu potencial nesse filme e levou para casa três prêmios por ele, contudo as pessoas não parecem enxergar isso.

Em novembro, ela participou do “Arquivo Confidencial” no Faustão para que as pessoas conhecessem mais da sua história, todavia isso não parece ter melhorado muito a situação dela e ela ganhou apelidos e foi mais criticada ainda. Glória Perez já é conhecida por escolhas ousadas para suas protagonistas e, depois de protagonizar uma novela dela, a atriz pode ter certeza que vai ter uma boa carreira. Destacando-se Giovana Antonelli, que deu vida à charmosa Jade, Déborah Secco, que interpretou a sonhadora Sol e Juliana Paes, na pele da encantadora Maya.

 O que se espera de Nanda Costa é que ela dê a volta por cima assim como Adriana Esteves e prove para todos que a criticaram o quanto é capaz. O folhetim ainda está em exibição e há tempo para recuperar o tempo perdido.

Veja algumas cenas da Nanda no filme “Sonhos Roubados” e na novela “Salve Jorge”:

d

Como telespectador assíduo de Salve Jorge que sou, não posso economizar elogios para o atual folhetim das vinte uma horas. Todavia, se eu começo a citar todos os pontos fortes da novela, vão achar que estou sendo imparcial. Mas eu estou convidando-o, leitor, a uma conversa sensata. O que um telespectador de Avenida Brasil diria de Salve Jorge? Que ela é uma novela lenta e repetitiva, certamente, tudo o que Avenida Brasil não era. O que um telespectador da concorrente diria? Que a autora criticou-os e por isso faz campanha para sugar a audiência de “Salve” cada vez mais. Porém, o que um telespectador da novela tem a dizer? Aqui vou eu: Salve Jorge tem um roteiro muito bem escrito, é uma novela que tem um TEMA, coisa que está faltando em umas e outras. Não é um folhetim feito para agradar, é um folhetim feito para CONSCIENTIZAR. A autora, ao escrever este enredo, tem uma missão: conscientizar a população sobre coisas que acontecem e a gente nem sonha, o Tráfico de Pessoas. Se a audiência de Salve Jorge está baixa não é culpa da direção, da protagonista, da autora ou de qualquer um que seja, é do povo que não tem um olhar sensível para esta realidade, para esta TEMÁTICA.

Já que este espaço é todo meu, vou contar uma experiência ocorrida comigo no dia 24 de novembro deste ano: estávamos eu e minha “irmã” caminhando para a casa de uma colega quando a nossa conversa chega ao tráfico de mulheres (um dos temas abordados na novela) e ela diz: “Isso existe mesmo? Eu pensava que era só coisa da novela!”. Tá aí, uma prova de que falta um novo olhar sobre a obra!

Dois beijos e nós encerramos a nossa coluna com um vídeo também de Salve Jorge, mas que não envolve a Nanda Costa e sim o primeiro de “traficadas” da novela. Confira:

Obrigado pelo comentário! Volte sempre! =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s