Destaque Musical ESPECIAL: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

O Destaque Musical de hoje é muito especial e o dia de hoje também! Prestaremos uma grande homenagem á Luiz Gonzaga. Queria valorizar a cultura brasileira e esse meu conterrâneo maravilhoso completaria 100 anos neste ano de 2012. Viva Gonzaga!

Luiz Gonzaga do Nascimento, ou Gonzagão nasceu em 13 de Dezembro de 1912 e faleceu em 02 de agosto de 1989.

Luiz Gonzaga do Nascimento, ou simplesmente, Gonzagão foi um compositor e cantor popular brasileiro. Pernambucano nato, nasceu em 13 de dezembro de 1912 e este ano completa seu centenário.  Filho de Ana Batista de Jesus e Januário José dos Santos, Luiz aprendeu a tocar acordeão com o pai e ainda adolescente começou a tocar em bailes, forró e feiras.  Aos dezoito anos apaixonou-se por Nazarena, mas o pai da moça impediu o romance. Porém mesmo assim, o casal insistiu no namoro e ao serem descoberto, Luiz recebeu uma surra de seu pai e, revoltado, saiu de casa e ingressou no exército.

Começou a se interessar pela música em Juiz de Fora (MG) quando conheceu Domingos Ambrósio. Já no Rio de Janeiro iniciou definitivamente sua carreira como músico, tocando músicas estrangeiras e sem acompanhamento vocal. Até quem em 1941, se apresentou no programa Ary Barroso e sua participação lhe rendeu um contrato com uma gravadora onde gravou 50 faixas instrumentais.

Na Rádio Nacional, conheceu o acordeonista Pedro Raimundo que usava trajes típicos do Sul e daí surgiu a ideia de Luiz apresentar-se com chapéu de couro e gibão, figurino que consagrou o artista. Já em 1945, o Rei do Baião descobriu que uma de suas amantes, Odaléia Gomes dos Santos, iria dar a luz e decidiu assumir a paternidade nomeando o filho de Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior. Em 1946, Gonzaga voltara para Exu e viveu o reencontro narrado em Respeita Januário. Já em 1948, casou-se com sua noiva pernambucana, Helena Cavalcanti, e eles adotaram Rosa.

.

Aos 2 anos e meio, Gonzaguinha ficou órfão e Helena não permitiu que Luiz o levasse para que eles o criassem e o menino foi criado pelos padrinhos. Durante o crescimento do filho, a relação entre eles não fora nada boa, até que na década de 80 eles passaram a viajar juntos e Luiz cantou algumas composições do primogênito.

Luiz Gonzaga sofria de osteoporose há alguns anos. Morreu vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, em Recife. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte (a contragosto de Gonzaguinha, que pediu que o corpo fosse levado o mais rápido possível para Exu, irritando várias pessoas que iriam ao velório e tornando Gonzaguinha “persona non grata” em Juazeiro do Norte) e posteriormente sepultado em seu município natal.

Músicas Destaque:

A homenagem do Club +TV para o centenário do Rei do Baião acaba por aqui, esperamos que tenha curtido. Tenham um bom dia!

João Paulo Alves/Weliton Fernando

Um comentário em “Destaque Musical ESPECIAL: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

  1. Pingback: DESTAQUE MUSICAL ESPECIAL – WHITNEY HOUSNTON | CLUB TV – Audiência da TV | Ibope da TV | Notícias da TV | Notícias dos Famosos | Resumo de Novelas

Obrigado pelo comentário! Volte sempre! =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s