Matéria Especial: ”Fracassos Modernos”

Ao estrear, a novela ‘Tempos Modernos’anunciava ser um folhetim inovador , mais um daqueles flertes com a experimentação nos quais a Globo ás vezes se lança na nas novelas das 19h00. O edifício ‘inteligente’ em que se passava a história seria uma entidade com vida própria sob comando de Frank, um computador.

O núcleo dos roqueiros dava pretexto para pontuar o enredo com referências as músicas pop. O resultado porém, foi um vexame igual as antecessoras que também apostaram em fórmulas parecidas,como ‘As filhas da mãe’, ou ‘Bang Bang’, ambientada em um Velho Oeste.

‘Tempos Modernos’ amargou os piores índices de audiência do horário da década. Lançada logo depois do sucesso ‘Caras e bocas’, a novela registrou pífios 22.8 pontos de média na grande São Paulo em seus oitenta capítulos iniciais. A Globo, esperava ao menos 30 pontos. A bem sucedida obra de Walcyr Carrasco era estrelada por um macaco pintor. Sua substituta em compensação teve um computador que se revelou um verdadeiro mico.

A trama não tinha ingredientes fundamentais de um melodrama. O computador Frank se revelou um empecilho sem graça que só dificultava a relação do público com seu mentor, o magnata Leal. Decidiu-se então calar o personagem de vez, que perdeu a fala depois que foi contaminado por um vírus, saindo assim de cena.

Além desta modificação, houve também tramas mais românticas. Até Deodora, a vilã robótica interpretada por Grazi Massafera começou a se ‘humanizar’. Apaixonada pelo personagem chatonildo de Felipe Camargo.

Aparentemente no ano em que foi exibida, as telespectadoras provavelmente não gostaram de ver a atriz se afastar de seus personagens ‘bonzinhos’. Grazi aliás, teve pouca sorte, atuou em duas novelas que foram o maior fracasso de seus respectivos horários. Antes já havia atuado em ‘Negócio da China’, a pior trama das seis dos últimos anos. E em seguida viveu sua primeira antagonista do fracasso da década.

Leonardo Gabriel

Obrigado pelo comentário! Volte sempre! =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s