Guia de Seriados Opina | Especial | Edição 2

Com o fim da Fall Season, o Guia lembra que as renovações e cancelamentos estão mais próximos do que parece e nem tudo são flores, mas ele tem opinião formada, e quem sou eu para contrariar o “Mestre das séries”, acabando com a palhaçada vamos com a opinião do guia!!!

guiadeseries

Antes de realmente abrir, algumas explicações e recomendações.

  1. Algumas séries já estão canceladas e renovadas estas você confere no final do post.
  2. Na Bolha: O termo significa que não se pode afirmar ainda renovação ou cancelamento da série.
  3. Façam bom proveito!
  4. Re-leiam sempre que tiverem vontade!
  5. Comente!

Go On

Go On perdeu muita audiência desde o seu premiere, mas possui números muito estáveis e bem acima do que qualquer comédia da NBC é capaz de apresentar. É preciso ver como a série se sairá sem o lead-in de The Voice nos primeiros episódios da mid-season, mas a emissora parece confiar mais na performance da sitcom de Matthew Perry do que em Revolution, que não sairá da saia do reality show. No entanto, não acredito que a perda de audiência será muito significativa, e Go On é uma certeza de renovação.

Grimm

Grimm é um fenômeno de audiência. Uma série que, às sextas-feiras, é capaz de manter 93% da audiência da NBC. Se passasse em qualquer outro dia, já seria uma grande aposta de renovação. Assim, é tão certo quanto 2 e 2 são 4 que Grimm retornará para sua 3ª temporada.

The New Normal

É fato que The New Normal não conseguiu o mesmo sucesso de Go On. Mesmo assim, sua audiência se estabilizou em um nível muito bom para a NBC, se tornando a 3ª maior audiência de comédias da emissora, perdendo apenas para a já citada e para The Office, que não retornará. Sendo assim, é correto afirmar que The New Normal tem boas chances de renovação, e só não é hoje uma certeza porque a série não tem tanta lenha para queimar na mid-season, que costuma ser cruel com novatas.

Parenthood

Poucos falam de Parenthood, o que faz a série parecer menos assistida do que realmente é. Mas, às 22h, horário geralmente difícil na TV americana, a série mantém 102% da audiência da NBC. Mais que isso, ainda não atingiu o número de episódios necessários para syndication, o que torna um eventual cancelamento uma coisa ainda mais distante.

Guys With Kids

Dificilmente Guys With Kids retornará para uma 2ª temporada. A série tem tímidos números, que representam apenas 81% da audiência da NBC, que certamente esperava mais de uma comédia. Em um ranking de sitcoms, a série ocupa uma modesta 5ª posição, a frente da cancelada Animal Practice, da veterana 30 Rock e de Up All Night e Whitney. Evidentemente, se a NBC resolver cancelar poucas comédias, as chances de Guys With Kids aumentam, já que é a série em perigo com maior audiência, mas as decisões da emissora estão muito longe de respeitar qualquer lógica, como o que acontece com CBS e CW, e por vezes com a ABC.

Revolution

Hoje, Revolution é uma boa aposta de renovação, e não há como negar isso. Com 3.09 de média de audiência, a série é o show roteirizado com os maiores números na NBC em muitos anos. Isso a colocaria na posição mais confortável da tabela, não fosse o imenso hiato que a série sofrerá para que continue pareada com o The Voice. E, para shows estreantes, isso nunca é uma boa notícia. Que o digam FlashForward e V. Por esse motivo, e só por esse, ela ainda é “apenas” uma boa aposta.

Up All Night

Em sua segunda temporada, Up All Night sofreu uma queda vertiginosa em sua audiência, e o 0.9 obtido na última semana é só a coroação da péssima fase da série. Além disso, a atitude desesperada da NBC, encomendando episódios multi-câmera, é só mais um indício de que as coisas não vão bem. O único motivo de ela não ter descido para cancelamento certo essa semana é minha decisão por congelar a tabela, já que na época de Natal a audiência pode se apresentar um pouco mais instável.

Law & Order: SVU

A veteraníssima série da NBC não corria riscos de cancelamento até novembro, quando sua audiência passou a definhar, e Chicago Fire começou a crescer. Hoje ainda penso que as chances de renovação dela são grandes, mas não vejo o cancelamento da última Law & Order como um grande absurdo.

Chicago Fire

Chicago Fire teve início tímido, caiu logo nas primeiras semanas, se estabilizou, subiu sua audiência e caiu de novo. Ainda que a série seja mais instável do que poderia se esperar, sua audiência fecha o ano com 94% dos números da NBC, o que é mais que aceitável. Assim sendo, é hoje uma boa aposta de renovação, ainda que precise manter esses números na mid-season.

Whitney

A exemplo de Up All Night, Whitney não tem bons números em seu retorno para sua 2ª temporada. E embora estejam no mesmo patamar, tem uma situação ligeiramente melhor, já que exibiu poucos episódios até agora, representando 72% da audiência da NBC.

Glee

Semana passada houve uma certa confusão quanto à renovação ou não de Glee. Tudo por conta de um comentário feito por Michael Ausiello, dizendo que a série certamente retornaria para uma 5ª temporada. Mas o que ele disse é exatamente o que faço aqui, que é considerar a série como renovação certa, sem que isso signifique confirmação alguma. Mesmo assim, não há dúvida alguma que a 5ª temporada existirá. Só não é oficial ainda.

Ben and Kate

Ben and Kate é a pior comédia da FOX, em termos de audiência. Sua média de 1.39 representa apenas 71% dos números da emissora, o que para uma estreante em uma terça-feira é muito pouco. Assim sendo, a série é uma certeza de cancelamento, já que novatas raramente se recuperam de situações assim, o que significa que os fãs de Ben and Kate não devem se apegar muito à comédia.

The Mindy Project

The Mindy Project está na bolha, mas não está em situação muito boa. Sua média só é melhor que Ben and Kate, representando 85% da audiência da FOX. Acho muito difícil que a FOX cancele apenas uma comédia, a não ser que decida por ampliar seu bloco de comédias, algo que tem sido a tendência de todos os canais nos últimos anos. O que Significa que a série está na bolha e deve ficar por bastante tempo ainda.

The Cleveland Show

The Cleveland Show é a única animação da FOX ainda não renovada. Pelos números, o guia não vê porque a emissora abriria mão da série, mas ciclos de renovação de animações costumam respeitar regras diferentes, sendo mais longos. Ainda assim, considero difícil que The Cleveland Show não retorne para mais uma temporada.

Raising Hope

Alguns podem estranhar que a série tenha chances tão boas de renovação mesmo tendo média de apenas 1.66, o que representa 85% da audiência da FOX. A resposta para isso é simples:syndication. Com esses números, não há dúvidas de que a emissora forçará uma 4ª temporada para garantir a venda para outros canais.

Castle

Castle é veterana, já vendida para syndication, e possui audiência medíocre. Mesmo assim, sou levado a acreditar que, devido à estabilidade da série e ao horário em que é exibida, que a ABC deverá renová-la para seu sexto ano, ainda que esse possa vir a ser o último.

The Neighbors

O 1.6 da última semana é preocupante, mas nem tanto. É muito provável que a ABC tenha se prejudicado por conta da proximidade com o Natal, já que todas as séries de quarta-feira tiveram redução em suas audiências. Com 90% da audiência da emissora, vejo essa posição como confortável, mas o que de fato decidirá o sucesso de The Neighbors será a mid-season, quando estreantes costumam sofrer.

Scandal

Scandal parece finalmente estar decolando, fugindo definitivamente da casa de 2.0 em que se encontrava presa desde sua estreia. Antes disso, já considerava sua estabilidade importante para uma renovação, e agora vejo ela se afastando cada vez mais da bolha. Pela tendência, pode crescer ainda mais na mid-season e se tornar uma renovação certa.

Nashville

Nashville não tem grande audiência, o que certamente é uma decepção para a ABC, que investiu demais na série. No entanto, ainda que seus números sejam medíocres, são aceitáveis para o horário das 22h. Além disso, Nashville tem indicação para o Globo de Ouro e, embora isso seja irrelevante na maioria dos casos, pode ser importante para a emissora, a exemplo do que é The Good Wife para a CBS. Por isso, o guia prefere esperar 2013 para afirmar com mais certeza sobre o futuro da série.

Suburgatory

O timeslot de Suburgatory é ótimo para a série, mas não definitivo. Como ela voltará para seu horário original em 2013, ela certamente sofrerá uma pequena queda na audiência, mas não acredito que seja suficiente para ameaçá-la de cancelamento. Com 113% dos números da ABC, o guia observa uma situação de Suburgatory como confortável.

Happy Endings

Os números de Happy Endings significariam cancelamento em circunstâncias normais, mas a série está relativamente próxima de syndication, embora não o atinja na próxima temporada. Mesmo assim, penso que a Sony deverá forçar uma renovação, mas já não tenho tanta certeza se isso acontecerá pela ABC, a exemplo do que ocorreu com Cougar Town na última temporada.

Don’t Trust the B—- in Apartment 23

Don’t Trust the B—- in Apartment 23 está muito longe de poder sequer pensar em ter uma 3ª temporada. Os deuses do syndication não cuidam da série, que precisaria de muita paciência da ABC para chegar a tal. Sendo assim, é muito difícil que se salve do cancelamento, com 52% da audiência da emissora.

Last Man Standing / Malibu Country

As duas comédias da ABC exibidas às sextas tem números muito semelhantes, próximos a 70% da audiência do canal. Acredito que isso deve ser suficiente para que as duas sejam renovadas, considerando a experiência com outras emissoras, mas o fato de shows muito mais baratos como Shark Tank conseguirem números maiores me faz deixar as duas na bolha, por enquanto. Mesmo assim, hoje acho que as duas séries pendem mais para o lado azul que para o vermelho.

How I Met Your Mother

O único motivo de How I Met Your Mother estar na bolha é por conta da vontade de seus showrunners de encerrar a série nesta temporada, já que em termos de audiência os 3.15 de média são mais que suficientes para garantir uma renovação.

Hawaii Five-0

No início da temporada Hawaii Five-0 lutou contra números muito ruins para a CBS, mas se manteve com grandes chances de renovação graças a syndication. Hoje a audiência da série cresceu consideravelmente, principalmente após a saída de Revolution, o que deixa a vida dos fãs ainda mais tranquilos.

Vegas

Os números de Vegas são muito ruins e bem piores que os da descancelada Unforgettable.  O 1.5 da última semana colocaria a série como cancelamento certo, não fosse a possibilidade de essa audiência ter sido prejudicada pelo momento do ano. Mas, se em sua volta do hiato no ano que vem ela mantiver esses números, será hora de perder qualquer esperança de renovação.

Two And a Half Men

A exemplo de How I Met Your Mother, Two and a Half Men está na bolha por motivos alheios à audiência. Ainda que a coluna seja focada nos números, não é correto não levar em consideração esses fatores, já que interferem diretamente nas chances de renovação. A crise com Angus T. Jones parece perto de passar, mas a série permanece na bolha, pelo menos por agora.

Elementary

Elementary não tem audiência para ser considerada um hit (87% da audiência do canal), mas a CBS insiste em enxergá-la dessa forma, o que significa que os esforços da emissora aumentam consideravelmente as chances de renovação. Assim, a não ser que sua audiência após o episódio depois do Super Bowl seja bem desanimadora, a série será renovada.

CSI: NY / The Mentalist / The Good Wife

A notícia de que a temporada de CSI: NY terminará mais cedo é certamente um indício de que a CBS não tem tanta paciência com a série como eu acreditava que teria, mas não significa que a série corre tantos riscos a mais de cancelamento, ainda que agora eu acredite que suas concorrentes, The Mentalist e The Good Wife, estão ligeiramente à frente. Caso a série comece a cair na audiência, e Golden Boy for o fracasso que penso que será, The Mentalist e The Good Wife poderão certamente respirar aliviados.

90210 / Hart of Dixie / Beauty and the Beast

Essa é a briga do ano na CW. 90210 tem números bastante tímidos, de 68% da audiência do canal, mas conta com o fato de a emissora ter gosto por garantir temporadas finais para dramas veteranos. Hart of Dixie vai um pouco melhor, com 78%, mas estes não são números muito animadores para um drama apenas em sua 2ª temporada. Já Beauty and the Beast tem 95%, mas recentemente tem se aproximado muito da audiência de Hart of Dixie, com o agravante de ser depois do maior sucesso da CW, The Vampire Diaries. Hoje vejo Hart of Dixie ligeiramente a frente, mas nada suficiente para tirar qualquer uma da bolha.

Nikita

A audiência de Nikita cresceu, se aproximou do que a CW deseja para suas sextas-feiras, e os deuses do syndication certamente ajudarão a série. Hoje, Nikita é uma boa aposta de renovação, que pode ou não ser para uma última temporada.

Canceladas

The Mob Doctor.

Última Temporada

Private Practice, Gossip Girl, Fringe, 30 Rock, The Office.

Renovadas

The Big Bang Theory, American Dad, Bob’s Burgers, Family Guy, The Simpsons.

Um comentário em “Guia de Seriados Opina | Especial | Edição 2

Obrigado pelo comentário! Volte sempre! =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s