CLUB DRAMATURGIA #04: Bordões da Telinha (BLOCO A)

SOAP

Boa Noite, está começando mais um Club Dramaturgia. [Os educados responderam] Hoje nós vamos falar um pouco sobre os bordões que marcaram a telinha, relembrando-os juntamente a alguns personagens, assistindo a vídeos e vendo fotos que reuni para nos ajudar nesta volta ao passado. Para começar nossa coluna, vou explicar para quem não sabe – ou não consegue ligar o nome a pessoa – o que é um bordão. Aí você pergunta: “João Paulo, o que é um bordão?” e eu respondo “Ah, caro leitor, um bordão é uma expressão típica de um personagem que a repete sempre numa situação em que tem o mesmo sentimento”. Para que você entenda melhor, vamos fundo em alguns bordões. Começou, oficialmente, o Club Dramaturgia!

televisor

 

 

base 1

 

No nosso estudo sobre bordões, vamos começar com um bordão mais recente, o “Are Baba” de Caminho das Índias. Embora não tenha sido um bordão propriamente dito no folhetim de Glória Perez, ele o foi na boca do povo. Em 2009, era bem comum você ouvir alguém dizer “Are Baba” quando queria falar “poxa” ou “meu Deus” e era mais comum ainda a pessoa entender. Veja como a expressão soava tão natural nas conversas dos indianos da novela:

base 2

Bianca

Mais um bordão que ficou gravado na memória do telespectador foi da personagem de Isabelle Drummond na novela ‘Caras & Bocas’, a divertida Bianca. A história de Bianca era de uma patricinha que, juntamente a sua mãe, ficam pobres e vão morar no subúrbio do Rio de Janeiro. Para recuperar sua fortuna, ela embarca numa série de pequenos empreendimentos como venda coxinhas e bolos, mas ela se encontra mesmo nos biscoitos de polvilho.

Voltando aos bordões, o que a Bianca adorava falar e que grudava na língua do telespectador era “É a treva!”, que substituía expressões que demonstravam descontentamento por parte da pessoa. Assista a um vídeo com duas cenas da Bianca e seu “É a treva!”.

base 2

Cássio

O “É a treva!” da Bianca realmente grudou como chiclete na boca do povo e, por falar em chiclete, Caras & Bocas teve outro personagem com bordões interessantes, foi o “Cássio”, homossexual interpretado pelo Marcos Pigossi. Mas ninguém melhor para explicar os bordões como “Rosa Chiclete”, “Choquei” e “Perua” do que o próprio autor. Confira uma entrevistada dada por ele na época para o vídeo show. 

Se mesmo assim você ainda não entendeu o significado dos bordões do Cássio eu vou explicar um pouco. Quando ele fala “Tô rosa chiclete”, quer dizer que ele está surpreso com algum acontecimento, que é bem similar ao “Choquei” que não quer dizer que ele chocou um ovo e sim que ele está chocado. Já o “Perua” era um apelido carinhoso dele dado para a Léa (Maria Zilda). Agora vamos continuar com os bordões:

base 4

Crô

E aí, reconhece? Já sabe de que expressões nós vamos falar agora? Ai, não, para. CONGELA! Você ainda não lembra? Vish… que memória fraca. O Crodoaldo Valério (Marcelo Serrado) de Fina Estampa até hoje dá um bom caldo para a televisão, principalmente por que ano que vem ele vai ganhar um filme cujo título é “Super Crô”.

Considerado um dos pontos altos da novela, o Crô divertiu o país durante os oito meses de exibição da novela, sem pausa nem pra respirar, mas também decepcionou um pouco os telespectadores quando não soubemos quem era o seu amante secreto, cuja única pista era a tatuagem de escorpião no pé.

Os bordões dele eram “Ai não, para”, “Congela” entre outros… além dos vocativos que ele dava para sua patroa, a Tereza Christina (Christiane Torloni), que vão de “Poderosa de Égides” a “Rainha do Nilo”.

E aqui vai um mix emprestado do Vídeo Show com alguns dos melhores momentos do Crodoaldo. 

A NOSSA VIAGEM PELOS BORDÕES DAS NOVELAS NÃO PARA POR AQUI. UM PEQUENO INTERVALO DE 15 MINUTOS – QUE TALVEZ JÁ ATÉ TENHA PASSADO, OLHE BEM NO SEU RELÓGIO SE JÁ NÃO SÃO 10H15 – E SEGURA QUE NO PRÓXIMO BLOCO TEM DONA JURA, LAURA DO CARROSSEL E MUITO MAIS…

Obrigado pelo comentário! Volte sempre! =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s