CLUB DRAMATURGIA #05: TOP 5 – Helenas de Maneco (BLOCO B) [SEASON FINALE]

base com nome 3

Lilian

Lílian Lemmertz foi a primeira das Helenas e, coincidentemente, ela abre o nosso pódio das TRÊS MELHORES HELENAS. Helena Seixas Miranda podia ser definida como uma mulher pobre, humilde, simples, guerreira e apaixonada.

Helena era uma moça pobre em Porto Alegre quando conheceu Joaquim (Raul Cortez) e viveu uma paixão tórrida e quente. A mocinha se entrega de corpo e alma ao romance e engravida, mas seu amado já estava noivo e não queria de nenhuma forma se desfazer do casamento.

No meio de tudo isso, Helena descobre que está grávida de gêmeos e não vê possibilidade de criar os dois, a não ser que passe fome junto com os filhos. A única saída é entregar um deles ao pai e os irmãos crescem separados.

A atuação de Lílian é realmente brilhante neste folhetim. A personagem é muito complexa e não foi à toa que a primeira escalada para o papel foi Fernanda Montenegro, considerada até hoje a atriz mais talentosa do Brasil, mas por determinação da direção e com um empurrãozinho do destino ela foi parar no colo da mãe de Julia Lemmertz.

Esta personagem ainda está guardada no coração de muitos brasileiros que jamais conseguiram esquecer o brilho de Lílian.

Pra você, que é jovem como eu, e não teve oportunidade de assistir ao folhetim, aí vai uma cena – com imagem péssima -, mas que mostra perfeitamente a densidade dramática que ela tinha:

base com nome 4

reginaduarte_poramor_arleyalves

A prata deste pódio vai para Regina Duarte e sua mãezona de Por Amor. A novela que encantou e ainda encanta a todos marca presença com certeza no TOP 5. Para quem ainda não conhece a história de Helena Viana, eu vou explicar.

Helena (Regina Duarte) e sua filha Maria Eduarda (Débora Duarte) cultivam uma verdadeira relação de amizade e decidem viajar para Veneza, na Itália, para a despedida de solteira de Eduarda que em breve se casará com Marcelo (Fábio Assunção). Na cidade do amor, Helena conhece Atílio (Antonio Fagundes) e vive uma paixão devastadora. Ele vai para o Brasil, se divorcia de sua esposa e casa-se com Helena.

Por uma ironia do destino, ou não, mãe e filha engravidam na mesma época e chegam a dar a luz no mesmo dia, hora e hospital. Porém as duas não têm a mesma sorte: embora Helena tenha tido uma gravidez difícil devido a idade, Eduarda tem uma complicação e além de ter o filho nascido morto tem que retirar o útero por causa de uma série de hemorragias e, desta forma, não poderá mais engravidar.

Helena, comovida com sua filha que já é bem mimada, implora para Cézar (Marcelo Serrado), um médico amigo da família, que os bebês sejam trocados e esse sacrifício é feito por amor.

Uma mãe dessas merece realmente um primeiro lugar não é mesmo? Eu não coloquei por que acho que ela foi egoísta com Atílio que queria esse filho tanto quanto ela e por isso eu a deixo no segundo lugar.

Reveja ou veja a cena da troca de bebês (créditos no vídeo):

base com nome 5

g_874699_0004

Quem leva o troféu de Melhor Helena de Manoel Carlos no Club Dramaturgia desta terça é Vera Fischer, com a Helena que, em minha opinião teve mais garra, uma mulher que abriu mão não apenas de um filho como a Helena de Por Amor, mas te toda uma vida que tinha pela frente para a salvação de sua filha.

Logo no primeiro capítulo nossa heroína é atropelada por Edu (Reynaldo Gianecchini) e acaba tendo um antipatia inicial que, ao longo da trama, se transforma em uma paixão que sofrerá inúmeros preconceitos, a final, ele é 20 anos mais novo que ela.

Logo em seguida, Camila (Carolina Dieckmann), filha mais nova de Helena, conhece Edu e cria um laço de amizade com ele. Tempos depois, não apenas Camila, mas também Eduardo descobre que estão apaixonados e um drama de filha que “rouba” o namorado da mãe se desenvolve. Todavia, Helena, como mãe leoa que é, logo se afasta de seu namorado para que sua filha viva esse romance.

Miguel (Tony Ramos), que desde o primeiro olhar já sentia atração por Helena, resolve se aproximar da loira e os dois começam a ter um envolvimento. É no meio desse relacionamento que Camila descobre que tem leucemia. Para salvar sua filha, Helena rompe com Miguel e vai à procura de Pedro (José Meyer), pai de Camila que ela ainda não conhecia, e explica toda a situação para ele, propondo que os dois se envolvessem novamente para que ela pudesse engravidar e doar as células tronco do cordão umbilical do filho para Camila.

Acho que você já percebeu por que a Helena de Vera Fisher mereceu o primeiro lugar não é mesmo? Ela poderia ter sido muito feliz com Edu ou com Miguel, mas abdicou de tudo para salvar a sua filha. Um verdadeiro sacrifício POR AMOR!

E como protagonista que se preze sabe dar uma boa surra, veja a que nossa heroína deu em Íris (Deboráh Secco), uma ninfeta que vivia a atormentar Camila.

Para encerrar esta coluna com menção honrosa, selecionei uma cena de Regina Duarte em “Páginas da Vida”, uma Helena realmente cativante, que enfrentava a barra de se separar do marido, mas, por caridade, adotou uma criança portadora de síndrome de down. A mãe da criança faleceu no parto e a avó dela não quis assumi-la, desta forma, Helena a adotou e lutou pelos diretos dela durante toda a trama.

COMUNICADO DO COLUNISTA

Bom… gente, só queria dizer que foi mundo estar com vocês nesta últimas semanas, mas, infelizmente, o Club Dramaturgia é uma coluna por temporadas, ou seja, não posso ficar aqui todas as semanas revivendo cenas, novelas e personagens marcantes, mas já apresentei um novo formato do Club Dramaturgia para a direção, que foi aprovado, e, a partir do próximo mês, eu estarei novamente às terças, neste mesmo horário, ao lado de Leonardo Gabriel (que também me ajudou no Club Dramaturgia Retrô) e na sua companhia, é claro.

Tudo o que posso adiantar sobre esse novo formato é que não terá essa influência das matérias especiais, mas sim algo mais jornalístico, apresentando notícias sobre as novelas, revelando spoilers, citando audiências e conversando sobre os bastidores. Enfim, espero ter esta mesma recepção na próxima coluna e até fevereiro!

@jpaulo_as

Obrigado pelo comentário! Volte sempre! =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s