Salve Jorge: Entretenimento e informação consolidam audiência

Psicólogo e escritor Alexandre Bez destaca a importância dos assuntos abordados nas novelas

Imagem SALVE JORGE - internet

Nos últimos anos tem sido assim: no último capítulo da novela das nove o Brasil literalmente para. As atenções a telinha vem de todos os lados, das mais diferentes classes e regiões. Definitivamente, o brasileiro gosta mesmo é de novela. E quando falamos de novela, não tratamos apenas de uma trama fictícia, mas sim de um enredo, personagens que imitam a vida real e especialmente da mensagem que ela nos transmite. Muitas histórias, sejam de amor ou não, são contadas de diferentes pontos de vista e mesmo sendo uma ficção, a trama é baseada em fatos cotidianos, por isso mesmo é fundamental ficar atento ao “recado passado” e o aspecto social a qual este diz respeito.

“Não somos obrigados a assistir ou gostar de novela, mas devemos lembrar que as tramas e os romances fazem parte inerente da cultura brasileira. Não existe forma milagrosa de uma novela atingir nota 10. Isso é utópico, mas devemos reconhecer que essa não deixa de ser um entretenimento brasileiro de altíssima qualidade, já que somos o País com maior competência qualitativa nesse segmento. Além de proporcionar a diversão, as tramas exploram as riquezas e a cultura de nosso País, exportando-as ao exterior”, destaca o psicólogo e escritor Alexandre Bez.

Vamos citar como exemplo SALVE JORGE, o folhetim das 21h da Globo. Os assuntos abordados alertam a sociedade para eventuais problemas com os quais nos confrontamos na atualidade. SALVE JORGE não é uma exceção, muitas novelas seguem a mesma linha. Além de mostrar a amargura de certos casais com os seus conflitos relacionais (como Aída, e seu transtorno Obsessivo-Compulsivo de perseguição, Carlos e seus 2 relacionamentos falidos, a paixão desse e Antonia, o carinho de Nunes pela Wanda, entre tantos outros), a trama exibe uma questão que deveria ter permanecido nos séculos anteriores, mas é um assunto bem atual, o Tráfico Internacional de Pessoas.

Esse assunto é demasiadamente sério e demonstra a perversidade em uma de suas maiores instâncias. Uma escrava sexual, nada mais é do que uma mulher que sofre múltiplos estupros sexuais, e psicológicos diários sem querer ter estado lá, sem o possibilidade de reação e da escapatória. Pois, se assim o fizer,  estará correndo grandes riscos inclusive estendidos a sua família. O mesmo recado serve para o uso indiscriminado das vítimas, e como elas são tratadas, usadas e trancafiadas. Algumas são obrigadas a consumir entorpecentes para ficar viciada e gastar mais dinheiro com a quadrilha de sequestradores, por exemplo.

É evidente que você não necessita assistir novela para obter essas informações, mas é importante se inteirar do assunto abordado e estar a par do que acontece. Afinal, tanto nas novelas como nos filmes e seriados as possibilidades são ilimitadas, independente da mensagem transmitida. De qualquer forma é importante que cada vez mais os enredos nos alertem e nos ajudem a combater maus como esses na vida real.          

             

 Confira abaixo algumas dicas para evitar este tipo golpe: 

* Desconfie de estranhos, ninguém oferece emprego no exterior do nada e sem lucrar alto.

* Certifique-se de que a pessoa com que está tratando possui as credenciais idôneas e não forjadas.

* Não se admire com a quantia oferecida em outra moeda (dólar, euro), é dinheiro, mas não será pago de forma legal.

* Não se deixe levar pelo sonho de viver no exterior, por mais encantador que possa parecer, é diferente viajar como turista numa excursão e viajar a trabalho.

* Menospreze o fato de você ir e ficar rico (a), até porque você terá que comer e residir e isso também gera custos.

* Faça uma experiência aqui no Brasil, previamente. Você irá descobrir de que os contos de fadas (econômicos), não são assim  tão acessíveis.

* Preste atenção no discurso e nas promessas oferecidas. Os aliciadores possuem uma lábia bem eloquente.

Não se deixe dominar pela fantasia, ela pode não corresponder as suas expectativas.

* Exija detalhadamente o roteiro da viajem do seu “suposto trabalho”, assim como os aspectos relacionados a sua rotina diária no exterior.

Obrigado pelo comentário! Volte sempre! =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s