OPINIÃO: Porquê o Programa Raul Gil não recupera sua boa audiência?

Apresentador Raul Gil

O Programa Raul Gil em seu retorno ao SBT (junho de 2010) marcava médias de 7; o recorde de audiência da atração foi em 09 de outubro do mesmo ano que marcou incríveis 11 pontos de média. Os tempos mudaram, e após pouco mais de 2 anos de regresso á sua antiga casa a atração não vem marcando bons índices, vendo os números despencarem para 4 (ou menos), brigando ponto a  ponto com filmes da Record.

Mas qual seria a causa desses problemas? Analisando a rotina e histórico da atração podemos ver que existem dois prováveis culpados; o primeiro é a produção do programa que no começo insistia em seguir com intermináveis concursos musicais como: “Jovens talentos”, “Jovens Talentos Kids”, “Quem sabe canta”,  “Na boca do forno”, entre outros. Os quadros não são ruins! O problema é que ambos eram exibidos num mesmo programa o que só resultaria na exaustão do formato. Agora tenta correr atrás do prejuízo…

O segundo culpado é o próprio SBT, hoje em dia pode-se notar uma divulgação quase nula da atração. Sempre muito em cima da exibição. É possível uma divulgação começar na sexta á noite para um programa exibido no sábado á tarde? Pois é exatamente isso que já aconteceu diversas vezes… e ainda acontece. A chamada mais antecipada foi numa quinta á noite, amém!

Agora vejam o “Domingo legal”! A divulgação do programa começa na quinta feira – nenhum dia á mais – E Cante se puder? Podemos ver chamadas institucionais desde Domingo. Os atingidos por isso não é apenas o Raul… Outros programas passam pela mesma situação.

Estimando o começo da divulgação dos programas dominicais da emissora, podemos ver que “Eliana”, “Domingo Legal” e “Programa Silvio Santos” começam a ser anunciados durante a quinta feira, o que da uma vantagem de 2 dias para a exibição do programa.

Se a causa desse “atraso” é das imagens da gravação do programa que vai ao ar na íntegra para divulgar as atrações, isso não dá pra aceitar! Programa do Ratinho é exibido diariamente ao vivo e para anunciar um convidado usa imagens do mesmo em outro programa.

Tenho que admitir: Raul Gil ta inovando, trazendo convidados interessantes, quadros novos e a chamada não diz quase nada ou muito pouco… Pra quem assiste não existe nada novo ou interessante, a não ser as crianças, uma opinião equivocada…

O ponto que quero focar não é culpar A ou B, nem dizer que o programa é ruim. Apenas ressaltar a valorização de um clássico da TV brasileira e que deve SIM ser preservado. Diante do que é visto acredito que uma divulgação pouco mais ativa pode dar um acréscimo nos números.

Crítica de Henrique Oliveira

3 comentários em “OPINIÃO: Porquê o Programa Raul Gil não recupera sua boa audiência?

  1. Henrique oliveira nao acho q o problema éh o conteudo nao, éh q o sbt divulga muito os programas de Domingo, e praticamente o do Raul gil éh esquecido. Se divulgar melhor, a audiencia aumenta.

  2. Me chamo Maria Luiza, tenho 60 anos. Parabéns Raul Gil pelo programa de hoje. O Eduardo Costa me surpreendeu!!!! Parabéns e sucesso pra vocês!!!!

Obrigado pelo comentário! Volte sempre! =)