CLUB DRAMATURGIA NEWS #14: Edição Especial Saramandaia

Saramand

Oi, gente, está começando mais um Club Dramaturgia News, porém, numa edição muito especial. Vamos focar numa análise inteligente e bem humorada do remake de Saramandaia, que estreia na próxima segunda (24) na Rede Globo. Para tanto, vamos usar um design especialmente desenvolvido para esta edição – como se pode ver logo acima -, deixando nossa logo com fundo roxo para a semana que vem. Agora sem mais blá blá blá, vamos começar o nosso CDN.

SARAMANDAIA, 1976-2013

Quase quarenta anos depois do sucesso de Saramandaia, obra homônima de Dias Gomes, ir ao ar pela primeira vez, a Rede Globo autorizou uma releitura da obra, desta vez encarregada por Ricardo Linhares. Para quem não o conhece, Dias Gomes é o autor do maior sucesso de todos os tempos: Roque Santeiro, mas Ricardo também não fica muito atrás, novelas como Tenda dos Milagres e Paraíso Tropical levam a sua assinatura.

ELENCO APRESENTA A NOVELA PARA A IMPRENSA

img_0253

No início do mês, o elenco da nova versão de Saramandaia se reuniu para apresentar a novela para a imprensa e foi só satisfação para com o folhetim. A começar por Leandra Leal, que mudou radicalmente o visual para viver a veterinária Zélia, “Estou adorando, é muito bom mudar” ela declarou e ainda completou, “Ela tem uma energia da raiva exacerbada”.

Renata Sorrah polemizou e revelou que não quer ver suas personagens em um remake: “Estou torcendo por esse remake, mas se um dia fizerem remake de ‘Vale Tudo’ vou morrer de ciúme. Muito menos da Nazaré, não quero nem ver. Não quero ninguém fazendo meus personagens.”.

Fernanda Montenegro, sempre modesta, revelou que fica “admirada de ainda me escolherem e me aceitarem, sem demagogia.” e ainda brincou com suas colegas de cena: “Contraceno com galinhas e posso dizer que elas têm personalidade e intestino solto.”.

LÍLIA CABRAL VOLTA OUTRA MULHER ÀS TELINHAS

lilia-cabral-e-jose-mayer--

Para Saramandaia, Lília Cabral deixou de lado o macacão e a chave de grifo de Pereirão e se envaideceu para dar vida à apaixonada Vitória, que vai derreter, literalmente, de amor. A própria atriz revela que notou essa mudança.

“Tom fantasioso é ótimo, deixamos a fantasia voar na mente das pessoas, ninguém vai parar para assistir realismo e sim um espetáculo. O que mais me entusiasma é que é um trabalho diferente do que venho fazendo. Dá ânimo chegar aqui e entrar num cenário bizarro, onde tudo é tratado com naturalidade. Enfrentar com naturalidade Saramandaia é o sonho de todo brasileiro, poder voar, criar raízes, ser eterno. Estou muito diferente de Pereirão (sua personagem em ‘Fina Estampa’), fiquei impressionada quando me vi na TV.” revelou.

A atriz, na foto com José Meyer, trabalha com ele já pela quarta vez. O casal dividiu cena em Páginas da Vida (2005), Viver a Vida (2009) e Fina Estampa (2011).

VERA HOLTZ VIVE O MAIOR DESAFIO DE SUA CARREIRA

221122

Beirando seus 60 anos, a já consagrada atriz Vera Holtz se prepara para reencarnar a divertidíssima Dona Redonda, famosa por extrapolar os 250 quilogramas e explodir, pois, afinal, o que não se pode, em Bole-Bole (Saramandaia) pode.

A atriz começa a caracterização quatro horas antes das gravações (pasmem!), pois a “fantasia” requer muito cuidado, por causa do uso de uma cola especial para fixar a prótese das curvas da ruiva. E por falar nesta prótese, ela é descartável e uma nova é produzida todos os dias para a gravação do folhetim.

O maquiador da atriz é o vencedor do Oscar, pelo filme A Dama de Ferro (The Iron Lady, 2012), Mark Coulier.

Sobre todo esse processo, Vera revela não se estressar. “Esse processo de elaboração do trabalho, conviver com a equipe, entender como funciona a caracterização, é um mundo novo para mim. Tudo é motivação” afirma.

FERNANDA MONTENEGRO VOLTA COM TUDO

fernanda3

E quem também está voltando com tudo às telinhas é a nossa estrela máster Fernanda Montenegro, que encarnará Dona Candinha, um dos alicerces da rivalidade entre os Vilar e os Rosado.

Motivação é o que não falta, segunda a própria atriz “A motivação para voltar para um set de gravação é estar viva. É fazer a minha vocação, é estar disposta e ainda ter fôlego. Imagina não fazer mais o que faço? Para mim, seria uma doença.”

E para quem não entender a personalidade sanguinária da velha, Fernanda explica que “A dona Candinha tem um bom humor que me ajuda a fazer a personagem. Para ela, a família é o esteio e as amarras. Por outro lado, ela tem um grande amor não realizado e, em função disso, continuou com a sua visão assassina. Se ela realizasse este amor, certamente não estaria mandando matar. Mas como a vida não lhe deu isso, por causa de tantos assassinatos, ela continuou esta saga”.

AS REVELAÇÕES DE SARAMANDAIA

E depois de falar de tantos veteranos que estão na trama, está na hora de falar dos novatos, atores que pegaram papéis de destaque e prometem dar o que falar na nova magia das onze.

mystique

Sérgio Guizé deu a sorte grande e apanhou o protagonista João Gibão, um homem revolucionário, porém que vive conflitos descomunais: ele possui um par de asas, mas tem vergonha e as esconde como se fosse em uma corcunda, que veste com um gibão e daí vem seu nome. Sérgio fez uma participação em Tapas & Beijos, estrelou o filme “Os Inquilinos” e interpretou um atirador na “Sessão de Terapia” (série do GNT dirigida por Selton Melo).

fernando-belo-533x300

Fernando Belo foi exportado de Los Angeles para os sets de Saramandaia e dá vida ao prefeito da cidade, Lua Viana, o que o faz contracenar com quase todos os atores da trama e gera um clima de muita expectativa para o ator, que declara: “Estou com muita sede de trabalhar, ainda mais ao lado desse elenco tão respeitado e generoso”.

laura-neiva-pedro-tergolina-saramandaia

Laura Neiva é o novo xodó de Fernandona e vive Stela, a bisneta de Dona Candinha, cujas lágrimas têm poder curativos. Além dos estúdios do Projac a bela é uma das principais it girls do país e é considerada a embaixadora da Chanel no Brasil.

Amigos, vou ficando por aqui, desculpem-me por não ter falado de outros destaques como Gabriel Braga Nunes e Tarcísio Meiras, mas nós ainda vamos ter muitas edições para  comentar a participação deles na novela, fiquem com Deus!

Obrigado pelo comentário! Volte sempre! =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s