Matéria especial: Autor Tiago Santiago

Tiago Santiago é um autor de Telenovelas Brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro em 24 de abril do ano de 1963, e atualmente tem 50 anos.

A seguir, você relembra a carreira do autor, começando por suas novelas.

Colaborador:

Em 1991, foi colaborador na novela “Vamp”, produzida pela rede globo junto com Antônio Calmon . A novela “Vamp” foi a ultima exibida na antiga Sessão aventura da globo, sendo que a sua exibição original foi no horário das 19h.

Em 1993, a colaboração e a dupla deu certo, tanto que Tiago Santiago colaborou na novela “olho no olho”, desta vez, Maria Carmem Barbosa também colaborou. “Olho no olho” foi novela das 19h.

Já no ano de 2000, foi colaborador na Novela “Uga Uga” junto com Carlos Lombardi, também no horário das 19h.

 

 

 

 

 

Em 2000, Tiago saiu do horário das 19h para escrever a novela Malhação, desta vez como autor principal, ao lado de Paula Amaral e Ricardo Hofstetter.  Em 2003 voutou a ser colaborador escrevendo Junto com Carlos Lombardi a novela Kubanacan, mais uma vez no horário das 19h. A novela teve média geral de 36 pontos, depois do fim, Tiago Santiago partiu para a Record para escrever e adaptar do livro de Bernardo Guimarães a novela “A Escrava Isaura”, sucesso na época. A novela protagonizada por Bianca Rinaldi. A novela teve 13 pontos de média.

Em 2005 escreveu “Prova de Amor”. Em 2006, fez a supervisão do texto da novela “Bicho do mato”, mal imaginava Tiago, que dentro de pouco tempo, teria sua obra prima até então.

 

Nos anos de 2007, 2008 e 2009 Tiago Santiago escreveu  três novelas que se tornariam um verdadeiro sucesso. Misturando romance e ficção cientifica Tiago criou uma saga que faria história. No dia 6 de fevereiro de 2008, Caminhos do Coração entrou para a história. Foi a primeira novela da Record a liderar na média geral do IBOPE. Neste dia, a novela registrou 22 pontos de média, contra 20 pontos da Rede Globo, que exibia um jogo de futebol. Em seu pico de audiência, Caminhos do Coração registrou 27 pontos, ante 15 da Globo.

Seu último capítulo conseguiu uma média de 23 pontos no IBOPE da Grande São Paulo. Foi o segundo maior índice de audiência de uma novela da Record, empatado com o do episódio final de Prova de Amor, e perdendo apenas para o último capítulo de Vidas Opostas, que conseguiu uma média de 25 pontos em 27 de agosto de 2007. O alto índice de audiência da novela fez com que a Globo conquistasse seu pior índice de audiência na estreia de uma novela das oito.Depois doo estrondoso sucesso, foi escrita uma segunda temporada, intitulada: Os mutantes, caminhos do coração. Relembre a abertura dessa novela:

Como se não bastasse o estrondoso sucesso, ainda veio a 3ª temporada com a novela  Mutantes: Promessas de amor, A novela terminou em agosto de 2009, marcando a saida de Tiago Santiago e  sua chegada no SBT.

No SBT, Tiago Santiago produziu duas novelas: Uma rosa com amor, inspirada na obra hormônia de Vicente Sesso, que teve como tema de abertura Oh, Pretty Woman de Roy Orbison, relembre a abertura:

Logo em seguida, em abril de 2011, iniciou-se a transmissão de uma novela que representou o brasil e sua história na ditadura militar. Para encerrar todos os capítulos de Amor e Revolução, foram usados depoimentos de pessoas que sofreram com a ditadura militar entre 1964 a 1985, seu tempo de duração, depoimentos esses que ajudaram a construir o texto da novela.

Amor e Revolução foi uma das poucas novelas do SBT totalmente originais, se não a única. Foi a primeira novela do brasil a exibir um beijo entre duas pessoas do mesmo sexo, relembre a abertura dessa novela, que foi um marco na televisão brasileira:

Ainda no ano de 2013, Tiago Santiago deixou o SBT, esperamos por mais novelas desse brilhante autor.

Atenção: As opiniões aqui apresentadas não representam o Club TV, somente a opinião de seu autor.

Lucas Lemos

 

 

Anúncios

Obrigado pelo comentário! Volte sempre! =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s