Fantástico (03/11/2013) – Programa denuncia mercado clandestino em Salões de Beleza brasileiros

Fantástico (03/11/2013)

O Fantástico deste domingo, 03 de novembro, vai apresentar duas reportagens especiais que mostra um perigo nos salões e clínicas de estética!  O programa denuncia um mercado clandestino que está colocando em risco quem faz tratamentos de beleza a laser. A equipe testa vários produtos que estão sendo usados até em crianças e grávidas, e o resultado foi alarmante.

Salões brasileiros continuam com farra dos alisamentos com formol

Um crime que o Brasil não esquece está fazendo dez anos: o assassinato do casal Liana Friedenbach e Felipe Caffé. O programa mostra, com exclusividade, onde e como vive Champinha, que era menor de idade quando comandou esse crime bárbaro e agora está com 26 anos e ainda está internado.
E ainda: A surfista Maya Gabeira vai voltar ao local do acidente mais impressionante da semana. Ela quase morreu ao cair de uma onda gigante, na praia de Nazaré, em Portugal. Vamos reconstituir, com imagens inéditas, todos os momentos de pânico que Maya viveu.
E mais: O Medida Certa, as dicas do Correio Feminino e a boneca mais apavorante do mundo.
Divulgação Globo

30 comentários em “Fantástico (03/11/2013) – Programa denuncia mercado clandestino em Salões de Beleza brasileiros

    • EXISTE UMA SUBSTÂNCIA, A (CARBOCISTEÍNA), OS PRODUTOS QUE CONTEM ESTA SÃO LIBERADOS PELA ANVISA. NÃO FAZ MAL A SAÚDE. É UM SISTEMA DE PROGRESSIVA, PORÉM MUITOS CABELEIREIROS NÃO TRABALHAM COM ESTE PRODUTO POR SER UM PROCESSO MAIS DEMORADO, CERTOS CABELEIREIROS TEM DIFICULDADE PARA FAZE-LO, TAMBÉM PORQUE ELE DESBOTA MAIS A COR DE CABELOS TINGIDOS DO QUE OS QUE CONTEM FORMOL, COM ISTO PRECISA CORREÇÃO DE COR. MAS A PROGRESSIVA COM CARBOCISTEÍNA TEM UMA VANTAGEM DE NÃO IRRITAR OS OLHOS E NARINAS…
      É UM PRODUTO QUE NÃO CAUSA RISCO SEGUNDO A ANVISA E A OMS. LEMBRANDO QUE UM BOM PROFISSIONAL É AQUELE QUE DOMINA A QUÍMICA CAPILAR, POR TANTO PROCUREM CABELEIREIROS QUE DE FATO PASSE CONFIANÇA E TENHA CONHECIMENTO. – OBS:( PROGRESSIVAS COM FORMOL, GLUTARALDEIDO, ÁCIDO GLIOXÍLICO… ETC SÃO DE FÁCIL APLICAÇÃO E EXIGE MENOS RACIOCÍNIO E TRABALHO DE QUEM APLICA, POR ISTO MUITOS “PROFISSIONAIS” PREFEREM USAR ESTES) – IRONIA A PARTE ATÉ UM PEDREIRO PODE FAZER UMA PROGRESSIVA DE FORMOL, POR SER DE FÁCIL APLICAÇÃO, BASTA EXPLICAR E DAR-LHE UMA PRANCHA.
      –. DICA: PROCUREM PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E QUE TENHAM COMPROMISSO NÃO APENAS DE GANHAR O DINHEIRO, MAS SIM COM O CLIENTE E O BEM ESTAR DE TODOS.
      Khronos*** – CABELEIREIRO ORIENTADOR E CONSULTOR – QUÍMICA DE TRANSFORMAÇÃO CAPILAR

    • não, não são todos produtos que tem formol, a rede globo não tinha autorização de exibir a matéria pois perdeu uma liminar na justiça mas mesmo assim reproduziu tal denuncia falsa, no site da empresa denunciada tem o laudo comprobatório pela anvisa que a marca não tem formol, a rede globo não tem o direito de exibir o quer so que a população é mal informada e acredita no que ela exibe a emissora so esqueceu de comunicar que tinha perdido a liminar da matéria não divulgou um laudo e muito menos a empresa denunciante por que sera?

  1. Minha cabelereira usa em meu cabelo um produto da marca dicolore ela me diz que não contém formol e realmente não sinto cheiro, pois ja fiz com formol e quase morri, porém essa que ela faz quanto mais seca com secador mais liso fica então eu pergunto existe progressiva sem formol??? Existe algum produto que alise o cabelo sem prejudicar a saúde???

    • acredito que tem sim, essas escovas sao alisamentos modernos e o formol da o resultado de um brilho excelente. Mas tem muito perigo.
      ele age silenciosamente, tem produtos químicos que camuflam o cheiro do folmol, mas ele só agem com bastante calor.

  2. sou cabeleireira e uso a salvatore que não permitiu a exibição do resultado do seu produto em laboratório e agora como é que eu fico, isso é uma falta de respeito com os profissionais de beleza.

    • Maria Clara eu também fico indignada e fico me perguntando como ficamos???
      Afinal esses fabricantes estão nos lesando e eu também acho uma falta de respeito com nós profissionais de beleza,concordo com vc!

  3. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), regula os produtos cosméticos de maneira correta, visando a eficacia do produtos, assim como a segurança e o bem estar da saúde humana. Existe no mercado e devidamente regularizado, com resultados comprovados, outros tipos de alisantes para cabelos, como por exemplo, os Tioglicolatos, produtos com Hidróxidos de Amônia e ou Sódio e as Guanidinas, estes foram os primeiros alisantes e funcionam muito bem. A diferença básica está no tempo de aplicação e performance do produto, porem o resultado final é alcançado com um pouquinho mais de tempo. Agora precisa ter coerência e paciência, buscar a beleza a qualquer custo é burrice, quem usa e aplica ou produz produtos contendo formol é o mesmo que fazer uso de drogas, é crime, portanto estão sujeitos a penalidades. Já passou da hora da Pólica Federal e Anvisa se unirem para acabar com está forma de crime.

  4. Bom sobre a materia do fantastico sobre as escovas progressivas eu concordo com tudo que foi dito.
    Mas o acido glioxílico libera formol no vapor quando os cabelos são secos com secador no ar quente foi isto que eles os químicos e entendidos falaram e afirmaram.
    Agara digo e pergunto se o cabelo estiver seco , a fumasa libera formol ou só o vapor que libera.
    Materia boa mas como sempre pela metade sem detalhes e elhor esplicado

  5. Bom sobre a materia do fantastico sobre as escovas progressivas eu concordo com tudo que foi dito. Mas o acido glioxílico libera formol no vapor quando os cabelos são secos com secador no ar quente foi isto que eles os químicos e entendidos falaram e afirmaram. Agara digo e pergunto se o cabelo estiver seco , a fumasa libera formol ou só o vapor que libera. Materia boa mas como sempre pela metade sem detalhes e elhor esplicado
    Reflita se não foi pouco esplicado esta questão do acido glioxílico, como sempre .

  6. e tão simples de resolver esta questão, coloca no rotulo, como no cigarro, este produto e passivo de causar irritação, etc etc etc etc,tem base sô. ps este põe so no cabelo, e o cigarro que põe na boca. bla bla bla bla,????????????????

    • eu queria saber qual o produto liberado pela anvisa o q eu tenho é acido glioxilico argan e sericina diz o tal representante o nome é infinity da
      ecoplus

  7. Por favor gostaria muito de saber como faço para ler/ver a reportagem do Fantástico (03/10/2013), sobre escova progressiva/formol, pois uso progressiva e fiquei preocupada. Obrigado.

  8. Gostaria de saber afinal pela anvisa,quais são os produtos que podemos usar para passar segurança para nossos clientes,trabalhar com sabedoria e focar o bem estar do cliente e até mesmos a nossa,pq também ficamos expostos aos produtos.
    Trabalho com 3 escovas que falaram na reportagem e esses fabricantes estão nos prejudicando,pois nem nós cabeleireiros sabemos do mal que esses produtos fazem,o Botox da Lola por exemplo,ele é vendido para mim,com uma substância chamada carbocisteínas que pode passar em mulheres grávidas e crianças e,acredito eu que essa reportagem,foi mt interessante para o cliente e como nós cabeleireiros ficamos,quanto á isso?pq nem todo mundo gosta de usar tioglicolato,guanidina ou outros alisantes que existem.
    Como podemos trabalhar com segurança,assim não dá!

  9. HOJE COM CERTEZA O ÚNICO PRODUTO SEM FORMOL PARA ADULTOS E CRIANÇAS É DA LINHA EGGO COSMÉTICOS (SEM FORMOL) É SÓ ENTRAR EM CONTATO PELO E-MAiL ( eggocosméticos@bol.com.br) E AGENDAR UMA DEMOSTRAÇÃO DO PRODUTO NA PRATICA SEM ÔNUS PARA AS PRIMEIRAS 100 PESSOAS, QUE SERA REALIZADA EM UM DOS NOSSOS SALÕES COLABORADOR EM DIA E HORA MARCADO.

  10. Não sei o interesse da Globo nesse processo, o ÁCIDO GLIOXÍLICO, é um produto pronto, não é derivado de nenhum outro produto, sendo assim ele não se transforma em formol, a matéria foi tendenciosa, se de fato ela quisesse provar se existe essa possibilidade, deveria analisar diretamente este ácido e não analisar as “escovas”.

  11. Gostaria de saber porque o produto autorizado pela Anvisa, agora a Anvisa diz que é prejudicial à saúde, então quem está colocando o código de autorização nesse órgão.Por favor nos esclareçam pois estou com dúvidas. Faço Escova Gradativa com Carbocisteína posso fazer? . Qual a diferença de Gradativa e progressiva?

  12. Boa tarde. Gostaria de compartilhar minha experiência.
    Fiz algumas vezes essas escovas progressivas. Em média 2 vezes ao ano desde que começou a pegar a moda aqui em SP. Nunca tive problemas e realmente não ligava muito quanto aos efeitos colaterais ou fórmulas contidas nos produtos. O que importava era o resultado. Nos últimos anos, comecei a frequentar o salão na qual confio e gosto muito da profissional. Até que no mês de Novembro/13 resolvi fazer depois de muito tempo uma nova sessão. Trata-se de uma marca chamada Mutamba. Como sempre meus olhos arderam um pouco e irritação no nariz. Coloquei um ventilador e uma toalha molhada para amenizar. Sai do salão com o produto no cabelo, até mesmo com a falsa sensação de que o resultado ficaria ainda melhor se lavasse o cabelo depois de 2 ou 3 dias. Passadas em média 3 horas, comecei a sentir-me mal. Além da irritação já mencionada, senti dificuldades ao respirar. Parecia estar sendo sufocada e uma sensação estranha no lado esquerdo do peito. Avisei minha mãe que iria tomar um banho e lavar o cabelo pois o cheiro estava incomodando. Durante o banho, me senti ainda pior e comecei a lembrar das temidas histórias e casos sobre os riscos da progressiva. Fiquei com muito medo e não pensei duas vezes. Coloquei imediatamente uma roupa e pedi socorro ao meu vizinho. Estava completamente atordoada. Sentia um formigamento nos braços e a dificuldade em respirar aumentava. O PS mais próximo ficava a menos de 10 minutos de casa e parece que foi o mais longo trajeto que já percorri. Dei entrada pela emergência. Minha oxigenação estava abaixo do normal e a pressão arterial 15/9 (alta pois minha pressão geralmente é 11/7). Imediatamente foram aplicadas na veia algumas medicações como cortisona ou corticóides (realmente não lembro o nome ao certo), remédios para pressão arterial e inalações. Aos poucos minha cor foi voltando ao normal e aquela sensação terrível foi passando. O médico me deu alta horas depois e voltei para casa. Ainda temia que aquela sensação horrível voltasse. Felizmente, acordei bem. Felizmente fui socorrida a tempo. Sempre ouvi histórias e até assisti matérias no Fantástico que riscos de morte podem acontecer mas a gente nunca acha que pode acontecer conosco. O pior é saber que corri um risco enorme por pura vaidade. Meu cabelo é super bonito ao natural e a progressiva no meu caso é apenas para facilitar o dia a dia. Graças a Deus estou bem e como tudo na vida, mais uma lição aprendida.

  13. Olá a todos vou contar um uma coisa a vcs hoje temos mais de 2000 mil escovas progressivas no Brasil so o que ninguém sabe e que e que para alizar um cabelo hoje precisa de no mínimo 15 por cento de formol a varias escovas no mercado que chegao a 35 por cento alarmados kkkkk eu também fiquei mais a verdade que e a anvisa esta por traz de muitos produtos assim vou fazer uma pergunta a todos? Algum dia quem ja comprou uma progressiva aqui acredito que varias pessoas ja compraram mais vcs ja perceberão que ela nunca vem lacrada hummmm a verdade funciona assim o produto vai para a anvisa com o permitido de formol lá a anvisa libera o produto e quando o lote e aprovado as empresas colocam mais formol minha amiga no mínimo para alizar um cabelo e de 15 por cento a escovas no mercado com 35 por cento esta e a verdade sobre progressivas acreditem sou uma distribuidora do Rio de Janeiro e sei o que digo

Obrigado pelo comentário! Volte sempre! =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s