O Mundo Segundo os Brasileiros desta segunda, 09 de dezembro, continua sua volta pelo planeta. De norte a sul, de um continente ao outro. Desta vez a atração aterrissa no extremo norte do globo, em Helsinque, capital da gelada Finlândia.
A qualidade de vida, a baixa taxa de criminalidade, condições de moradia e o desenvolvimento comercial credenciam Helsinque como uma das melhores cidades para se viver do mundo. E com apenas 600 mil habitantes, a capital finlandesa tem uma comunidade unida, que estende os braços para turistas de todos os cantos.
Os brasileiros que vivem por lá sabem o que escolher. Helsinque possui um complexo de ruas e lojas que formam o chamado Design District. Bruno caminha pelo espaço para entrar na Marimekko, uma das lojas mais importantes e conhecidas do país, que vende tanto o tecido, como a roupa já pronta. A gosto do freguês!
Seguindo o lado mercantil, Fernando percorre o Mercado de Kauppahalli, local ideal para compra de peixe e pão, com direito a uma linguiça polonesa que lembra bastante a brasileira. No Museu Eureka, onde os visitantes podem interagir com as peças expostas, Evelyse visita duas exposições: uma sobre o planeta Marte e outra sobre a loucura.
Eduardo leva a equipe de reportagem para o Military Museum, ideal para se conhecer a história da Finlândia e seus conflitos com Rússia, Suécia e Alemanha nazista. Monica confere o centro de exposições Messukeskus, em que acontece uma feria que junta literatura, música e gastronomia. Luísa faz um passeio com “patinete” puxado por por cachorros da raça huskies pela floresta de Espoo, no Parque Nacional Nuuksio.
E Sérgio pega um barco para a cidade de Tallinn, na Estônia, para almoçar num restaurante que mantém as tradições medievais. Não perca!
Divulgação Band